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LAYTIME – Berth Charter ou Port Charter? Você sabe a diferença?

Ao elaborarem o cálculo do laytime, ou mesmo ao negociar um afretamento, nem todos atentam para esse importante detalhe, mas que em uma disputa por cobranças de demurrage pode fazer uma grande diferença. Isso porque existe uma regra para início de contagem do laytime:

PORT CHARTERPARTY – O sea passage termina quando o navio chega no perímetro oficial do porto, independente de ter atracação direta ou não. Assim, o Notice of Readiness pode ser dado na chegada, e o laytime começa a contar conforme as regras estipuladas.

BERTH CHARTERPARTY – O sea passage termina quando o navio chega ao berço, somente, isto é, depois de atracado, e é unicamente nesse momento que o Notice of Readiness pode ser dado pelo navio.

Mas, a definição não é tão simples assim, pois tanto no primeiro caso como no segundo há exceções e algumas condições essenciais para que um NOR seja reconhecido como válido, como os 4 Ws (WIPON, WIBON, WIFPON, WICCON), horários permitidos, a quem é endereçado e o método de envio, etc., e que podem alterar totalmente o momento em que o laytime passa a contar.

O GENCON CP, por exemplo, é em seu formato padrão um Berth ou Port Charter Party?

(Na imagem, o método de embarque e descarga que deu origem ao termo “prancha” de embarque e descarga, em que a carga era rolada ou carregada por uma prancha colocada entre o navio e o cais.)

 

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