A Pandemia e a “Inesperada” Procura por Navios Break Bulk
Devido à pandemia e a atual escassez de containers ou espaço, alguns exportadores, importadores e agentes de carga têm solicitado nossa ajuda para transportar nossas cargas break bulk. Não se trata somente de frete nas alturas, mas de falta de slots e de empty containers, e a necessidade de se cumprir contratos e aliviar estoques.
Isso gerou uma situação que 2 anos atrás diríamos ser impossível: o retorno à busca do bom e velho serviço de carga geral, os navios break bulk, incluindo os reefer ships, que vinham em declínio já há algum tempo por causa do direcionamento dos produtos refrigerados para os navios full containers.
Mas, ao mesmo tempo que muitas dessas empresas e profissionais vislumbram essa “grande saída” para seus problemas, ignoram a complexidade que é negociar com armadores e operacionalizar o embarque e a descarga do navio. Afinal, nunca tiveram que se preocupar com isso desde que deixaram por conta dos armadores a função de receber, armazenar e embarcar seus containers.
Não imaginam que em break bulk terão que planejar o embarque e a descarga para/do costado, contratar capatazia, e até mesmo pensar e realizar a operação a bordo se o fechamento for FIOS. Na verdade, muitos nem mesmo sabem das condições de frete FLT, FIOS, LIFO, e FISLO. E, pior, acham que fechar uma carga break bulk tem a mesma simplicidade do serviço full container, que se podem pedir uma cotação sem carga firme, que se não embarcar podem “rolar” para o próximo navio, etc., desconhecendo a existência de dead freight e outras penalidades como detention e demurrage do navio.
Abordar armadores e brokers de bulk e break bulk ships não é a mesma coisa. E não se pode trazer para esse universo as mesmas práticas do container. O momento é de se pensar e desenvolver saídas para crise, que pode, sim, ter como alternativa os navios break bulk. Mas é necessário ter o conhecimento desse mercado, muito mais técnico e exigente, para que a “grande ideia” de break bulk não acabe se revelando “uma grande dor de cabeça”.
A negociação de frete para cargas break bulk e bulk é o tema de nosso curso 𝗔𝗙𝗥𝗘𝗧𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗗𝗘 𝗡𝗔𝗩𝗜𝗢𝗦 𝗦𝗢𝗕 𝗢 𝗚𝗘𝗡𝗖𝗢𝗡 𝗖𝗛𝗔𝗥𝗧𝗘𝗥 𝗣𝗔𝗥𝗧𝗬.
O que você deve saber antes de sair ao mercado? Como abordar os armadores?
Os termos e práticas comuns de Chartering, os tipos de contrato e suas cláusulas principais, a diferença entre demurrage e detention de container e de navio, são pontos que você entenderá em nosso curso.
Então, aproveite a oportunidade, pois o momento é propício para isso. Inscreva-se já no link www.tapconsultoria.com.br/cursos/