Talvez por utilizarem serviços em que o modelo de transporte não varia, como o full container, muitos desconhecem que existem outras modalidades de frete, e se surpreendem quando questões relativas à estiva, fixação da carga (lashing, securing, dunnaging) são discutidas em negociação de frete de cargas não conteinerizadas.
A razão é que, com a centralização da carga geral no container, alguns fundamentos de shipping foram “desaprendidos”, e apenas profissionais mais antigos ou que continuaram no segmento de cargas breakbulk e bulk sabem o que são shipping terms e o que significam as condições de frete FLT, LIFO, FISLO e FIOS, chegando até mesmo a misturar e confundir com IMCO TERMS FOB, CFR, etc.
Na verdade, os mais novos nem sequer ouviram falar desses termos, pois eram condições comuns em um período anterior ao ingresso dos novos profissionais de shipping no mercado de trabalho.
Mas, é importante considerar que, assim como outros fundamentos básicos, as condições de frete são o “abecedário” de Shipping, algo que qualquer profissional da área tem a obrigação de conhecer se deseja trabalhar com cargas break bulk e granel.
Em nosso curso AFRETAMENTO DE NAVIOS SOB O GENCON CP abordamos esses e outros terms de Chartering, itens básicos que você precisa conhecer antes de negociar com armadores e brokers.
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(na foto, uma cena comum dos navios de carga geral do séc. XX)