CARGA DE PROJETO – O QUE É?
Empresas do segmento de container tendem a definir carga de projeto como sendo aquelas cujos pesos e dimensões não permitem o transporte em containers convencionais. As mesmas empresas também definem tais cargas como sendo break bulk. Mas, será somente isso?
Apesar de ser verdade que cargas de projeto em geral não sejam viáveis para o transporte em containers, essa definição é no mínimo simplista, refletindo apenas o ponto de vista de quem atua com container.
Mas, entendemos que carga de projeto representa muito mais do que isso. E sobre cargas break bulk, essa definição também é imprecisa, pois há cargas que cabem perfeitamente em container, como aço, alumínio e outros metais, celulose, açúcar em sacas, celulose, e nem por isso são transportadas em container.
Mas, voltando a cargas de projeto, a definição técnica é bem mais abrangente, não tomando o fato de caber ou não em um container como base para sua classificação como “projeto”. A visão técnica de especialistas em geral coincide com a definição do UK P&I CLUB, que diz:
“Carga ou equipamento que pode ser grande, pesado ou com medidas fora de padrão, que exige estivagem, içamento e manuseio especial, podendo consistir de um item de alto valor ou de importância crítica em um projeto, e tipicamente envolve uma quantidade de carga conectada com o mesmo projeto que pode ser embarcada de portos diferentes.”
Portanto, ficar na definição simples de que carga de projeto é tudo que não cabe em container não aborda o ponto fundamental, que é o fato dessas cargas especiais exigirem procedimentos e cuidados que vão muito além de uma operação de full container. E mais: a visão das empresas de container se limita a apresentar soluções de transporte em containers flat rack, plataforma, open tops, ou em flatbeds. E se for preciso embarcar em navios convencionais ou navios especializados, os heavy lifts?
Em nosso curso AFRETAMENTO DE NAVIOS PARA CARGA DE PROJETO abordamos os principais pontos de atenção na contratação do transporte marítimo.
Veja nossa agenda de cursos e inscreva-se! As vagas são limitadas.