em Blog

O Uniform General Charter, ou GENCON Charter Party, é um modelo de contrato do BIMCO (Baltic International Maritime Council) para afretamento de navios por viagem (voyage charter). É recomendado para cargas fechadas em FIOS terms (free-in/out stowed) para as quais não existe contrato próprio.

A primeira versão foi publicada em 1922, tendo sido revisado em 1976 e 1994, sendo este último a versão atual.

O afretamento por viagem é o mais comumente praticado no mercado por afretadores de cargas spot ou regulares e, diferentemente do Time Charter, o armador não cobra aluguel do navio por dia (daily hire), e sim um frete por MT ou M3.

No voyage charter a responsabilidade do afretador começa no primeiro porto de embarque ao receber o Notice of Readiness, e se encerra ao terminar as operações no último porto de descarga.

O GENCON deve ser utilizado com o CONGENBILL bill of lading, pois um complementa o outro. Armadores, afretadores e operadores em geral adotam o formulário GENCON fazendo as alterações lógicas e os ajustes conforme as condições negociadas.

Em nosso curso Afretamento de Navios sob o GENCON CP apresentamos as práticas comuns em afretamento por viagem e as condições padrões desse contrato.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar